Representante da Natura fará apresentação no Seminário da ACMD

Clique aqui para visualizar a programação com todos os palestrantes



Lucienne Gatti, representante da empresa Natura fará uma apresentação de caso no seminário da ACMD. O tema será “ferramentas para a auto-avaliação das empresas”. A palestrante é Bacharel em Comunicação Social e Pós-Graduada em Marketing, pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente, na Natura, Lucienne desempenha a função de Analista de Gestão Interna de Sustentabilidade, da Diretoria de Sustentabilidade da empresa. A Natura vem exercendo sua Responsabilidade Social há muitos anos. Ferramentas de auto-avaliação como os Indicadores Ethos são aplicados na empresa desde 1999.



O seminário da ACMD acontece em Santos, nos dias 21 e 22 de novembro (terça e quarta-feira), no Mendes Convention Center (Francisco Glicério, 206). O encontro, intitulado: “Redes e Responsabilidade Social”, faz parte das comemorações dos 10 anos de existência da ACMD.



Marcelo Bechelli Monteiro (Presidente do Conselho Deliberativo da ACMD) conduzirá a plenária de abertura do encontro, com o tema “Redes e Responsabilidade Social – o papel de cada segmento”, da qual participarão as seguintes autoridades: Rogério Amato (Secretário de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social/SP), Francisco Azevedo (Representante da Fundação AVINA no Brasil – Região Sudeste e Distrito Federal), Aerton Paiva (Diretor da empresa Apel – Consultoria de Projetos) e João Paulo Tavares Papa (Prefeito de Santos).



A noite de terça-feira conta ainda com a apresentação cultural das Oficinas Querô, com a presença dos jovens que participarão das filmagens do longa-metragem “Querô”, da Gullane Filmes. Após as filmagens, um projeto foi iniciado através da parceria entre Gullane Filmes, Unicef, ACMD e outros parceiros.


Além de relatar sobre o projeto, os jovens irão apresentar os curta-metragens produzidos durante as oficinas, inclusive já premiados em festivais de cinema.



As palestras do seminário abordarão as seguintes temáticas: “Políticas Públicas para a Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente”, “Ética e Responsabilidade Social” e “Sustentabilidade”. Cada um desses temas vai se desmembrar em três diferentes Módulos. Haverá também uma plenária de encerramento intitulada “A Expanção do Nível de Consciência – Somos Todos Responsáveis”. Essas atividades serão ministradas por personalidades como: Regina Migliori (Escritora, Professora e Diretora-Presidente do Instituto Migliori) e Walmir Cedotti (Psicanalista, Consultor de Empresas e Escritor), Rosa Maria Fischer (Diretora do Centro de Empreendedorismo Social e Admnistração em Terceiro Setor da Fundação Instituto de Administração – CEATS/FIA), Valéria Brahim (Gerente de Programas Sociais da Associação Brasileira Terra dos Homens – ABTH), Antonio Carlos Martinelli (Consultor de Empresas), dentre outros.



O evento será dirigido ao Primeiro Setor (governo), Segundo Setor (empresas) e Terceiro Setor (organizações não governamentais e afins). O objetivo é proporcionar troca de informações – além de oferecer ferramentas e experiências práticas em cada setor.



Com este encontro, pretende-se atingir resultados como: expandir o nível de consciência dos participantes e ampliar seus conhecimentos; difundir, na Baixada Santista, conceitos, iniciativas e projetos relacionados aos temas que serão abordados no seminário e viabilizar espaços para a discussão e a criação de indicadores sociais.



Espera-se reunir 300 pessoas. Entre os públicos, estarão associados e parceiros da ACMD; poder público; empresas (empresários, funcionários e fornecedores); organizações governamentais e não governamentais; entidades de classe; clubes de servir; conselheiros de direitos e tutelares; profissionais liberais e do terceiro setor; dentre outros.



O seminário ganhou a adesão de vários segmentos. Vão se envolver como patrocinadores o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Santos e a empresa Libra Terminais. Já os apoiadores e colaboradores são os seguintes: Jornal A Tribuna (na divulgação), Drive Comunicação (no suporte técnico para internet), Mendes Convention Center (que cedeu o espaço físico), Promofair Eventos (apoio na organização), André Equipamentos (equipamentos de som e imagem), DSPA (produtora do projeto gráfico do material de divulgação) e RCA – Impressões Eletrônicas (referente ao envio de material de divulgação).