Responsabilidade Social nas Universidades da Baixada Santista



Pela primeira vez, a ACMD e o UniEthos promoveram um evento para que as Universidades da Baixada Santista possam, cada vez mais, se aprofundar no conhecimento de assuntos sobre Responsabilidade Social (RS) e Desenvolvimento Sustentável (DS). O encontro aconteceu na sede da ACMD, em 23 de novembro.



Compareceram 15 pessoas – dentre Reitores, Pró-Reitores, Diretores, Coordenadores e Professores – de diferentes unidades de Ensino Superior da Região (englobando Universidades e Centros Universitários).



Durante o evento, houve uma palestra a respeito do UniEthos, ministrada pelo Coordenador da entidade, Gustavo Baraldi. Seu principal objetivo foi debater como as instituições de Ensino Superior podem incorporar a Responsabilidade Social Empresarial na formação dos alunos. “Atualmente, o conhecimento sobre Responsabilidade Social é, inclusive, um diferencial nos processos de seleção do mercado de trabalho”, alertou o palestrante.



O UniEthos foi fundado em São Paulo, em março de 2004, pelo Instituto Ethos para que ambos possam atuar de maneira conjunta, a fim de oferecer soluções que desenvolvam o entendimento teórico e prático da Responsabilidade Social. O UniEthos se volta para a capacitação, pesquisa e a produção de conhecimento, o qual é disponibilizado a gestores das empresas e a seus respectivos públicos.



Pela sua intensa atuação em movimentos de Responsabilidade Social, a ACMD fez com o UniEthos uma parceria que viabilizou o evento e, conseqüentemente, a divulgação do Uniethos na Região. “É fundamental que o universitário de hoje seja não apenas um profissional competente na carreira que escolheu, mas principalmente, que se torne um cidadão cada vez mais consciente de sua Responsabilidade Social”, comentou a Diretora Executiva da ACMD, Deborah Okida.



O UniEthos oferece às Universidades publicações específicas a respeito de RS e DS. Além disso, a entidade mantém, na internet, uma plataforma educacional – onde docentes e alunos têm a oportunidade de ampliar seus conhecimentos sobre variados temas. Dentre outras tarefas, é possível assistir a vídeos e participar de fóruns e salas de bate-papo. Os professores podem também elaborar suas aulas utilizando a plataforma web.



O UniEthos ministra ainda cursos e seminários presenciais para professores, com duração de 64 horas. Existe ainda um programa de capacitação especialmente destinado às Empresas Júnior das universidades.



Para usufruir dos serviços citados acima, as Universidades têm que se associar ao UniEthos. Hoje, cerca de mil docentes e seis mil estudantes de Nível Superior em todo o Brasil fazem parte desse grupo. Ao se associar, as Universidades pagam uma mensalidade proporcional ao número de professores e estudantes que poderão utilizar os conteúdos e as ferramentas. Os recursos financeiros arrecadados com as mensalidades são importantes para garantir a sustentabilidade do UniEthos.