Responsabilidade SocialFiesp inicia pesquisa

O Núcleo de Ação Social (NAS) da Fiesp sai a campo para conhecer as práticas mais comuns de gestão socialmente responsável que têm sido adotadas pela indústria paulista. Com esse propósito, a entidade iniciou pesquisa inédita, patrocinada pela Souza Cruz e Natura Cosméticos e em parceria com o Instituto Ethos, com amostra colhida entre as 17 mil empresas do Estado. O estudo permitirá identificar alguns aspectos relacionados com a auto-regulação, a divulgação dos valores das empresas, a relação com os empregados, fornecedores e clientes, os investimentos destinados à comunidade em que atuam, além de ações de voluntariado empresarial e responsabilidade ambiental. Os resultados obtidos pelo levantamento devem contribuir para orientar futuras ações da Fiesp. Um dos objetivos é desenvolver, por exemplo, planos de apoio às empresas interessadas em desenvolver estratégias e competências na área, visando estabelecer uma rede de responsabilidade social corporativa. O trabalho desenvolvido pela Fiesp pontua o caráter estratégico que o tema “Responsabilidade Social Corporativa” vem assumindo na sustentação do desempenho econômico das empresas. Em contrapartida, cabe à indústria responder às demandas e novas exigências do mercado sem comprometer as futuras gerações, tanto do ponto de vista social quanto ambiental. A previsão é que os resultados da nova pesquisa sejam conhecidos no próximo mês de outubro.