Rosa Maria Fischer ministrará Módulo de Sustentabilidade no Seminário da ACMD


CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER NO SEMINÁRIO



A Doutora em Sociologia, Rosa Maria Fischer vai proferir, no seminário da ACMD, um Módulo sobre sustentabilidade, focado em gestão e estruturação das ONGs. Ela é livre-docente da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP. Rosa Maria é Diretora do Centro de Empreendedorismo Social e Admnistração em Terceiro Setor da Fundação Instituto de Administração (CEATS/FIA).



Ela foi a primeira mulher indicada para integrar o Social Enterprise Knowledge Network (SEKN). Atualmente, coordena o MBA da USP sobre Gestão e Empreendedorismo Social. Além disso, Rosa Maria é líder AVINA (da Região Sudeste e Distrito Federal).



Dentre os palestrantes já confirmados, estão autoridades como Rogério Amato (Secretário de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social/SP), Francisco Azevedo (Representante da Fundação AVINA no Brasil – da região Sudeste e Distrito Federal), Aerton Paiva (Diretor da empresa Apel – Consultoria de Projetos), Regina Migliori (Escritora e Professora e Diretora Presidente do Instituto Migliori) e Walmir Cedotti (Escritor e Professor da Fundação Peirópolis). O Prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa, também participará na noite de abertura com o tema “Santos Criança”.



Ainda no encerramento do dia 21, haverá uma apresentação do Projeto “Oficinas Querô – Empreendedorismo e Cidadania através do Cinema”. Essa atividade contará com a participação de jovens da Região que participaram do filme Querô, inspirado no livro de Plínio Marcos, produzido pela Gullane Filmes, com direção de Carlos Cortez, cujo enredo retrata a realidade de adolescentes em situação de risco. Também estarão presentes, na ocasião, produtores da Oficina Querô: Thalita Afonso Sampaio e Joaquim Eduardo Teixeira.



As palestras do seminário abordarão as seguintes temáticas: “Políticas Públicas para a Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente”, “Ética e Responsabilidade Social, “Sustentabilidade” e “A Expansão do Nível de Consciência – Somos Todos Responsáveis”. O evento será dirigido ao Primeiro Setor (governo), Segundo Setor (empresas) e Terceiro Setor (organizações não governamentais e afins). O objetivo é proporcionar troca de informações – além de oferecer ferramentas e experiências práticas em cada setor.



Com este encontro, pretende-se atingir resultados como: expandir o nível de consciência dos participantes e ampliar seus conhecimentos; difundir na Baixada Santista conceitos, iniciativas e projetos relacionados aos temas que serão abordados no seminário e viabilizar espaços para a discussão e a criação de indicadores sociais.



Espera-se reunir 300 pessoas. Entre os públicos que serão convidados estão: associados ACMD; parceiros da ACMD e demais parceiros que venham a fazer parte do evento; poder público; empresas (empresários, funcionários e fornecedores); organizações governamentais e não governamentais; entidades de classe; clubes de servir; conselheiros de direitos e tutelares; profissionais liberais e do terceiro setor; dentre outros.



Segundo Marcelo Bechelli Monteiro, Presidente do Conselho Deliberativo da ACMD, esse seminário será um marco na história da Associação. “Nesses 10 anos, acumulamos diversas experiências ligadas à defesa dos direitos e deveres das crianças e adolescentes. Além disso, através da arquitetura organizacional, feita pela ACMD, estabeleceram-se Grandes Objetivos Estratégicos. Dentre eles, há alguns voltados à disseminação do conhecimento adquirido”, afirmou.



O seminário já ganhou a adesão de vários segmentos. Vão se envolver como patrocinadores o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Santos e a empresa Libra Terminais. Já os apoiadores e colaboradores são os seguintes: o Jornal A Tribuna (na divulgação), a empresa Drive Comunicação (no suporte técnico para internet), Mendes Convention Center (que cedeu o espaço físico), Promofair Eventos (apoio na organização), André Equipamentos (cessão de equipamentos de som e imagem) e a DSPA (produtora do projeto gráfico do material de divulgação).



“O número cada vez maior de apoios e patrocínios demonstra a credibilidade da ACMD junto à sociedade civil. Continuamos abertos a receber novas parcerias. Quanto maior for o envolvimento das pessoas de um modo geral, melhor será o resultado do seminário”, comentou a Diretora Executiva da ACMD, Deborah Okida.



O evento da ACMD, intitulado: “Redes e Responsabilidade Social”, acontece em Santos, nos dias 21 e 22 de novembro, no Mendes Convention Center (Av. Francisco Glicério, 206).



Para participar do seminário, o investimento é de R$ 150,00. Informações sobre formas de pagamento e descontos podem ser obtidas na ACMD, pelo telefone (13) 3222-5002.