Sabesp integra o Índice de Sustentabilidade Empresarial

Pelo sexto ano consecutivo a Sabesp integra a  carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBovespa, divulgado recentenmente pela Bolsa. O ISE é um índice que lista as empresas que têm ações na bolsa e se destacam em práticas de sustentabilidade no Brasil.
 
Estar entre as corporações de destaque comprova que a Empresa compromete-se com a geração de valor para acionistas e sociedade. A presidente da Sabesp, Dilma Pena, destaca que uma empresa como a Sabesp lida cotidianamente com a sustentabilidade, em todas as suas dimensões.
 
“Somos socialmente responsáveis por fornecer um serviço cujas implicações sobre a qualidade de vida e as condições de saúde de quem o recebe são diretas e imediatas. Somos ambientalmente envolvidos na preservação de mananciais, na recuperação de recursos hídricos e na despoluição de rios, córregos e mares”, afirma a executiva em mensagem do Relatório de Sustentabilidade formatado em 2011.
 
Índice de Sustentabilidade Empresarial – ISE
Iniciativa pioneira na América Latina, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) busca criar um ambiente de investimento compatível com as demandas de desenvolvimento sustentável da sociedade contemporânea e estimular a responsabilidade ética das corporações.
 
Iniciado em 2005, foi originalmente financiado pela International Finance Corporation (IFC), braço financeiro do Banco Mundial, e seu desenho metodológico é responsabilidade do Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVCes) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP).
 
O ISE é uma ferramenta para análise comparativa da performance das empresas listadas na BM&FBOVESPA sob o aspecto da sustentabilidade corporativa, baseada em eficiência econômica, equilíbrio ambiental, justiça social e governança corporativa.
 
Também amplia o entendimento sobre empresas e grupos comprometidos com a sustentabilidade, diferenciando-os em termos de qualidade, nível de compromisso com o desenvolvimento sustentável, equidade, transparência e prestação de contas, natureza do produto, além do desempenho empresarial nas dimensões econômico-financeira, social, ambiental e de mudanças climáticas.
 
No Brasil essa tendência já teve início, e há expectativa de que ela cresça e se consolide rapidamente. Atentas a isso, a BM&FBOVESPA, em conjunto com várias instituições – ABRAPP, ANBIMA, APIMEC, IBGC, IFC, Instituto ETHOS e Ministério do Meio Ambiente – decidiram unir esforços para criar um índice de ações que seja um referencial (“benchmark”) para os investimentos socialmente responsáveis, o ISE – Índice de Sustentabilidade Empresarial.
 
Nesse sentido, essas organizações formaram um Conselho Deliberativo presidido pela BM&FBOVESPA, que é o órgão máximo de governança do ISE e tem como missão garantir um processo  transparente de construção do índice e de seleção das empresas. Posteriormente, o Conselho passou a contar também com o PNUMA, IBRACON e GIFE em sua composição. A Bolsa é responsável pelo cálculo e pela gestão técnica do índice.


A Sabesp é uma das patrocinadoras do projeto “Pólo Aquático: O Esporte como Ferramenta de Inclusão Social”, realizado pela ACMD.