Santos faz parte de pesquisa internacional

Santos é uma das 100 cidades que estão participando de uma pesquisa internacional, liderada pela Prefeitura de Turim, na Itália. O projeto – que recebe o nome de “Mirando El Mundo” – terá seu resultado final divulgado em um congresso, realizado naquela cidade, no mês de novembro. Cada município pôde escolher o tema a ser abordado. O de Santos é evasão escolar.


O levantamento, iniciado em setembro do ano passado, está sendo realizado pelo Núcleo de Pesquisas e Estudos Socioeconômicos (Nese), da Universidade Santa Cecília (Unisanta) – com o apoio da Diretoria Regional de Ensino e da Secretaria Municipal de Educação de Santos (Seduc).


Serão avaliados 1200 alunos da rede pública (municipal e estadual), com idades entre 14 e 29 anos. A análise vai ser dividida em três etapas: entrevistas com os alunos e suas famílias, orientação e terapia à comunidade e aplicação de questionários aos representantes das escolas.


A pesquisa dará fortalecimento, no sentido de se criar políticas públicas as quais apresentem soluções para a problemática da evasão escolar, a fim de que os alunos se sintam realmente motivados a voltar a estudar. O Ministério da Educação está apoiando essa iniciativa.


No ECA – Ter oportunidade de estudo é um direito de toda criança e adolescente. Já, garantir sua permanência na escola é um dever dos responsáveis. Ambos estão previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) – que configura sua negligência como sendo “crime de abandono intelectual”, obviamente responsabilizando os pais.