Santos já tem seus novos Conselheiros Tutelares

Foram divulgados oficialmente os 15 titulares, eleitos para o Conselho Tutelar de Santos (mandato de 2012 a 2015). Nesta ocasião, 64 candidatos concorreram às vagas (15 de Titulares e 15 de Suplentes). No total, houve 37 mil votos. A participação dos eleitores era facultativa. A margem de votos daqueles que conseguiram se eleger variou entre 1700 e pouco mais de 670.


Esse pleito contou com cerca de 350 colaboradores – em sua maioria voluntários. A contagem das cédulas levou mais de sete horas. Conforme mencionado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA (responsável pela eleição), a apuração da próxima gestão deve ser eletrônica. Ainda segundo divulgado pelo CMDCA, existe a necessidade de se capacitar os recém-eleitos, e isso deve ser feito pelo próprio órgão.


Os novos conselheiros tomarão posse em breve – e ao exercer sua função receberão, do Município, remuneração mensal de R$ 3,2 mil. Os 15 Titulares serão divididos entre os três Conselhos existentes na Cidade (Zona Noroeste, Leste e Central).


O Conselheiro Tutelar é o profissional que tem a obrigação de fiscalizar, no dia-a-dia, se os direitos e deveres de crianças e adolescentes estão sendo preservados ou violados (Lei 8069). Seu trabalho deve seguir a risca o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).


Veja abaixo os eleitos para o Conselho Tutelar.



Fonte: Jornal A Tribuna