Segunda-feira terminam as inscrições para os pré-candidatos ao Conselho Tutelar



Acaba nesta segunda-feira (8 de agosto) o prazo para quem quiser se candidatar ao Conselho Tutelar de Santos. Os interessados devem entrar em contato com o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), pelo telefone (13) 3261-5508 (falar com Willian Couto), ou ir diretamente à sede (Rua Rei Alberto I, 117 – Ponta da Praia).



Vão se eleger 30 Conselheiros (15 titulares e 15 suplentes). O processo eleitoral será dividido em três etapas (as datas definitivas ainda não estão confirmadas, mas já há uma previsão).



Na primeira etapa, os pré-candidatos fazem uma prova escrita (prevista para 21 de agosto). Esse ano, serão abordadas questões sobre o Estatuto da Criança e do adolescente (ECA), a legislação do CMDCA e Língua portuguesa.



As pessoas que acertarem mais de 60% do exame serão automaticamente aprovadas e seguirão no processo seletivo. Quem continuar fará uma apresentação coletiva à comunidade (prevista para 3 de setembro).



A última etapa é a eleição propriamente dita (prevista para 29 de outubro). Poderão votar todos os munícipes que têm Título de Eleitor em Santos e que gozam plenamente de seus direitos políticos.



Para se candidatar ao Conselho Tutelar, é preciso: ser maior de 21 anos, ter concluído o Ensino Médio e ter experiência de no mínimo dois anos de atuação, direta ou indireta, na área da Criança e do Adolescente. Os eleitos exercerão mandato de três anos, com uma remuneração bruta mensal de R$ 1640, 25.