Semana da Cidadania



“Protagonismo Cidadão e Soberania Popular” é o tema da Semana da Cidadania 2005 que ocorre, em Santos, de 2 a 12 de dezembro. O objetivo dos encontros consiste em estimular e valorizar o poder cidadão, por meio do controle social embasado na transparência e no interesse público.



É promovida pelo Fórum da Cidadania e pelo Sesc, ambos de Santos. Uma das atividades relevantes da semana será o seminário intitulado: “Que Conselhos Queremos?” – o qual acontece entre os dias 2 e 4. Na ocasião, serão encaminhadas, de forma comunitária, propostas que possam subsidiar e tornar mais democrático o envolvimento da população em geral nos Conselhos e nas Comissões Municipais de Santos.



A abertura do evento acontece, às 19h, do dia 2, no Sesc. Haverá uma mesa de debates a respeito do tema “Caminhos para a Participação e o Controle Social”, do qual participam Célio Nori (Coordenador do Fórum da Cidadania) e Márcio Lara (Secretario de Governo de Santos).



Será realizada, no dia 3, a oficina “Cidadania Passo a Passo”, coordenada por Natalia Ribeiro (Mestre em Serviço Social pela PUC/SP). Também terão dinâmicas e apresentações de trabalhos em grupos sobre vários aspectos dos Conselhos. A Plenária Final e o encaminhamento das propostas do seminário acontecem no dia 4. Na mesma data, será realizada a “Mostra do Jovem Talento da escola Pública”.



Vai ser lançada, no dia 5, dentro na Semana da Cidadania, uma proposta de criação de um fórum permanente de estudos para a formulação e desenvolvimento de Políticas Públicas de caráter metropolitano, cuja primeira finalidade será a implantação da “Agenda 21 Regional”. Dois Atos Públicos e uma Audiência também fazem parte da programação – além de outras exibições culturais.



Informações sobre os locais e horários das diversas atividades da Semana da Cidadania podem ser obtidos no Sesc/Santos (pelo telefone 3227-5959 ou à Rua Conselheiro Ribas, 136).