Seminário da ACMD terá dinâmica diferenciada


Faça agora sua inscrição, clicando aqui.


 



O seminário que a ACMD irá promover, em Santos, nos dias 21 e 22 de novembro, vai ter uma dinâmica diferente. Além das explanações convencionais, acontecerão três Módulos (o do Primeiro, Segundo e Terceiro Setor). Para cada um deles, haverá três apresentações simultâneas de casos. Cada participante irá assistir a todos os Módulos e escolher, no ato da inscrição, apenas uma apresentação de caso para cada Módulo.



A abertura do seminário será conduzida por Marcelo Bechelli Monteiro (Presidente do Conselho Deliberativo da ACMD). Também participarão, na ocasião, as seguintes autoridades: Rogério Amato (Secretário Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social), Aerton Paiva (Diretor da Apel Consutoria de Projetos), Francisco Azevedo (Representante da Fundação AVINA – Brasil/Região Sudeste e Distrito Federal) e João Paulo Tavares Papa (Prefeito de Santos). Cada um dos convidados terá aproximadamente 30 minutos de fala.



Em seguida será realizada uma exibição cultural, protagonizada pelos garotos, da Baixada Santista, que participaram do filme Querô, inspirado no livro de Plínio Marcos, produzido pela Gullane Filmes, com direção de Carlos Cortez, cujo enredo retrata a realidade de adolescentes em situação de risco. Também estarão presentes, na ocasião, produtores da Oficina Querô: Thalita Afonso Sampaio e Joaquim Eduardo Teixeira.



No segundo dia do seminário vão ser promovidos Módulos. O do Primeiro Setor é intitulado “Políticas Públicas para a Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente”. As apresentações de casos referentes a esse Módulo são: Combate à Evasão Escolar, Redução da Mortalidade Infantil e Convivência Familiar.



“Ética e Responsabilidade Social” consiste na temática a ser tratada no Módulo II destinado ao ambiente empresarial. Para esse setor estão relacionadas as seguintes apresentações de casos: Ferramentas para a Auto-avaliação das Empresas, Mecanismos para o Engajamento e Voluntariado.



Já o último Módulo aborda a questão da “Sustentabilidade” no Terceiro Setor. Dentre suas respectivas apresentações de casos encontram-se a Elaboração de Projetos e Oportunidades para a Mobilização de Recursos, o Fortalecimento dos Conselhos de Direito e Tutelares e a Importância do Trabalho em Rede.



O encerramento do Seminário vai ser marcado por uma Plenária intitulada “A Expansão do Nível de Consciência – Somos Todos Responsáveis”. Essa etapa será ministrada por Regina Migliori – que é Presidente do Instituto Migliori e Consultora de Cultura de Paz pela UNESCO. Regina também é Educadora e Escritora (criou, de forma pioneira no Brasil, Programas de Educação e Gestão centrados nos Valores Humanos Universais).



Segundo Marcelo Bechelli Monteiro, Presidente do Conselho Deliberativo da ACMD, esse seminário será um marco na história da Associação. “Nesses 10 anos, acumulamos diversas experiências ligadas à defesa dos direitos e deveres das crianças e adolescentes. Além disso, através da arquitetura organizacional, feita pela ACMD, estabeleceram-se Grandes Objetivos Estratégicos. Dentre eles, há alguns voltados à disseminação do conhecimento adquirido”, afirmou.



O seminário já ganhou a adesão de vários segmentos. Vão se envolver como patrocinadores o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Santos e a empresa Libra Terminais. Já os apoiadores e colaboradores são os seguintes: o Jornal A Tribuna (na divulgação), a empresa Drive Comunicação (no suporte técnico para internet), o Mendes Convention Center (que cedeu o espaço físico), Promofair Eventos (apoio na organização), André Equipamentos (cessão de equipamentos de som e imagem) e a DSPA (produtora do projeto gráfico do material de divulgação).



Com este encontro, pretende-se atingir resultados como: expandir o nível de consciência dos participantes e ampliar seus conhecimentos; difundir na Baixada Santista conceitos, iniciativas e projetos relacionados aos temas que serão abordados no seminário e viabilizar espaços para a discussão e a criação de indicadores sociais.



O seminário da ACMD, intitulado: “Redes e Responsabilidade Social”, vai ser realizado no Mendes Convention Center (Av. Francisco Glicério, 206). Esse representa parte das comemorações dos 10 anos de existência da ACMD, completos este ano.



Para participar, o investimento é de R$ 150,00. Informações sobre formas de pagamento e descontos podem ser obtidas na ACMD, pelo telefone (13) 3222-5002.



Clique aqui para visualizar a programação completa do seminário.