Sessão de estreia dos minimetragens do Querô na Escola acontecem no Cine Roxy de Cubatão

Ulisses-Guimarães-33-A

Ulisses-Guimarães-33-AOs minimetragens realizados em Cubatão durante as oficinas do Querô na Escola 2017 terão a sessão de estreia no dia 05 de dezembro, no Cine Roxy 3 do Parque Anilinas, às 14 horas. Neste ano, o projeto foi realizado em novo formato: as escolas que solicitaram o interesse em receber as atividades, abrindo oportunidades às demais unidades de ensino do Município.

Dentro dos 12 filmes realizados, estão curtinhas produzidos junto aos alunos de 6 escolas públicas municipais – Luiz Pieruzzi Netto, João Ramalho, UME Rui Barbosa, Martin Afonso de Souza, Ulysses Guimarães, Padre José de Anchieta – alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos) – Bernardo José Maria de Lorena e Padre Manoel da Nóbrega – alunos da ETEC Cubatão e duas instituições do município – projetos Cubatão Sinfonia e Sonhando Alto.

“O ano de 2017 foi muito produtivo. Pudemos expandir as atividades para outros espaços educacionais e a troca foi tão rica quanto nas escolas públicas. O que vimos foi uma galera interessada nas novas tecnologias e que precisam do cinema para contar suas histórias, muitas delas com um forte apelo social”, comenta a produtora do Querô na Escola, Antoniela Couto Lorenço.

Entre os temas abordados, estão temas de importante relevância social como julgamento por estereótipos, amizade, música, depressão na adolescência, diálogos entre pais e filhos, empoderamento feminino e a importância do EJA. Todos os minimetragens serão postados no canal do Querô na Escola no Youtube (www.youtube.com/queronaescola) após a Sessão de Estreia.

Com oito anos de história, o projeto Querô na Escola já conta com 182 filmes produzidos, mais de 5 mil alunos sensibilizados e 31 milhões de visualizações no Youtube. Todas as oficinas são realizadas por jovens capacitados nas Oficinas Querô, que como arte-educadores, aplicam oficinas de cinema divididas em 3 dias – Sensibilização, Roteiro e Gravação – unindo cinema e educação. Em Cubatão, o projeto acontece pelo quinto ano consecutivo na cidade, em parceria com a Secretaria de Educação de Cubatão e patrocínio da Copebras, uma empresa do grupo CMOC Internacional, thyssenkrupp e Banco Votorantim.

Mais de 10 anos de parceria
Em 2005, a Gullane Filmes procurou o Unicef para pedir indicação de uma entidade da Baixada Santista que realizasse um trabalho de confiança na área dos Direitos da Criança e do Adolescente. O Unicef indicou sua parceira na Região, a ACMD, que na época, já realizava diversas ações exitosas. A partir de então, a ACMD ativou seu trabalho em rede, o que possibilitou o contato com diversas empresas e entidades.

O projeto cresceu e se transformou no Instituto Querô, que realiza as oficinas e a Querô Filmes, uma produtora audiovisual, pra onde são encaminhados os profissionais de destaque das oficinas. Nesses 10 anos, centenas de crianças e adolescentes foram atendidas, dezenas de filmes foram produzidos e prêmios conquistados. A ACMD continua como parceira institucional do Instituto Querô. Em 2016, ACMD e Instituto desenvolveram o projeto “Demorô”.

Serviço
Data: 05 de dezembro (terça-feira)
Horário: 14 horas
Local: Cine Roxy 3 – Parque Anilinas (Av. Nove de Abril, s/nº – Centro)
*Somente para convidados