Sites para votar com consciência

A eleição será na próxima semana. Estamos nos momentos finais para escolher em quem votar. Frisamos que essa decisão deve ser tomada com muita consciência. E, para tanto, é necessário conhecer as ações e o histórico daqueles em que pretendemos depositar nossa confiança.


Nesse sentido, a internet nos oferece importantes canais para obter tais informações e fazer esse acompanhamento (veja as sugestões de sites). Segundo a opinião de diversos especialistas, conforme divulgado na imprensa, o processo democrático no Brasil ainda está em fase de amadurecimento, portanto, a maioria das pessoas não pesquisa devidamente a vida egressa de seu candidato antes de votar.


Em Santos – “Voto não tem preço, tem consciência”. Este é o slogan do Projeto “Cidadania na Escola” – fruto de uma parceria entre o Fórum da Cidadania, a Secretaria Municipal de Educação de Santos (SEDUC) e o SESC. Como ferramenta de conscientização foi produzido um DVD (com 30 minutos de duração) para ser distribuído gratuitamente a instituições de ensino e demais interessados.


O lançamento ocorreu no SESC, na noite de ontem (23 de setembro). Ao final do encontro, os presentes levaram uma cópia da mídia e também um roteiro, com orientações, para que esse conteúdo seja reproduzido junto aos estudantes. De forma suprapartidária, discorre sobre a importância do voto, como instrumento fundamental para o exercício da democracia e para a conquista das transformações sociais desejadas.


“Apesar de ainda não estar disponível, nossa intenção é colocar esse vídeo no youtube, para ser visto pelo maior número possível de pessoas”, comentou o Coordenador do Fórum da Cidadania, Célio Nori. informações podem ser obtidas pelo telefone (13) 3221-2034.


Acesse e se informe:  


Movimento e Projeto Ficha Limpa


Movimento Voto Consciente


Movimento Transparência Brasil


Site Congresso em Foco


Site do Tribunal Superior Eleitoral