Terra dos Homens realiza evento sobre Acolhimento Familiar


O “Acolhimento Familiar como Política de Proteção Especial à Criança e ao Adolescente será o tema central do II Colóquio Internacional sobre Acolhimento Familiar, que será realizado em Campinas/SP, de 20 a 23 de novembro.



Organizado pela Prefeitura de Campinas, pelo Projeto SAPECA e pela Associação Brasileira Terra dos Homens (ABTH), o evento conta com a presença de especialistas nacionais e internacionais. Durante três dias, serão apresentados projetos de acolhimento de países como Canadá, Itália, Argentina, Paraguai e Chile – além das experiências do Rio de Janeiro (RJ), Campinas e Diadema (SP), Porto Alegre (RS) e São Bento do Sul (SC).



Para Claudia Cabral, diretora executiva da ABTH, o evento será importante para aprofundar e fortalecer os conhecimentos sobre o tema. “O Acolhimento Familiar é uma alternativa tradicional à institucionalização de crianças e adolescentes. Essa modalidade de atendimento e de proteção precisa ser melhor conhecida no Brasil, país que necessita adotar ações concretas visando reverter o quadro de risco em que se encontram milhares de jovens”.



No país, projetos que permitem que crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica sejam afastadas de suas famílias de origem e temporariamente convivam com uma família transitória, chamada de família acolhedora, são ainda recentes. Experiências como o Projeto SAPECA, de Campinas, e do Família Acolhedora, uma parceria da Prefeitura do Rio, ABTH e Pastoral do Menor datam do final da década .de 90.



O II Colóquio Internacional sobre Acolhimento Familiar é realizado em parceria com o Unicef, a Fundação Avina, Instituto Camargo Côrrea e Fundação FEAC. As inscrições podem ser feitas no site da FEAC ou pelo telefone (19) 3794-3520.