Um ano sem Rubens Lara

Ao partir, algumas pessoas deixam muito mais do que saudade. Deixam um verdadeiro legado, repleto de bons exemplos a serem seguidos. É sob esse prisma que a Baixada Santista lembrou neste dia 12 de março, o falecimento do advogado, professor universitário e político Antonio Rubens Costa de Lara, nosso saudoso Rubens Lara – que tanto contribuiu para as causas sociais e ambientais.

A relação de Lara conosco da ACMD sempre foi muito estreita. Durante essa trajetória há, para nós, dois momentos muito especiais que merecem destaque. Primeiro, foi o fato de Lara ser, juntamente com a ACMD, um dos idealizadores e executores do Projeto Família Legal. Na época, em 2001, ele era o coordenador do Escritório experimental de Direito da Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) – onde o “Família Legal” encontrou o corpo técnico e a infraestrutura necessária para ser posto em prática. Essa parceria existe até hoje.


O projeto tem como principal finalidade agilizar os trâmites judiciais para retirar crianças e adolescentes de abrigos em Santos e devolvê-las ao convívio de uma família (seja a biológica ou substituta). A execução do projeto acontece por meio de profissionais de direito que coordenam estagiários dessa área (estudantes da UNIMES). Já a função da ACMD nessa empreitada é de articulação, proporcionando tecnologia social. Ou seja, a entidade oferece orientações sobre direitos de crianças e adolescentes – além de colocar à disposição do projeto toda sua rede de contatos.


Dentre os inúmeros resultados positivos já obtidos, vale ressaltar o caso da volta à convivência familiar dos irmãos que foram separados, porque um deles era portador do vírus HIV. A participação do “Família Legal” foi crucial para que esse caso tivesse um desfecho feliz. Graças ao trabalho dos estagiários e de muita mobilização da Sociedade Civil Organizada, os irmãos acabaram juntos e encaminhados para serem criados por uma das avós.


Em 2007, Rubens Lara teve mais uma relevante participação em outra iniciativa da ACMD. Deu profundas contribuições ao debate sobre as mudanças climáticas e seus impactos em nossa Região, sendo um dos palestrantes do Seminário – Redes e Sustentabilidade. Ele ministrou no módulo intitulado: “Dimensão Ambiental – O mundo que queremos para nossas crianças e adolescentes”.


As atuações de Lara frente à Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (CETESB) e à Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem) foram importantíssimas para entendermos melhor os novos desafios quanto à sustentabilidade da nossa Região. 


Estes são apenas pequenos flashes de uma vida muito iluminada. Outros amigos terão incontáveis lembranças e boas recordações. Este artigo é somente a forma que encontramos para agradecer a Rubens Lara por tudo aquilo que ele sempre fez: oferecer contribuições muito positivas que até hoje nos ajudam a construir uma realidade melhor para nossas crianças e adolescentes. Saudade!


Eduardo Vianna Júnior é Presidente do Conselho Deliberativo da ACMD.