Universitários fazem trabalhos sobre o Terceiro Setor

Por Eduardo RavasiniÉ cada vez maior, na Baixada Santista, o número de trabalhos acadêmicos que têm como tema o Terceiro Setor. Um deles aborda a Pastoral da Criança. Merece destaque um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) sobre as estratégias de marketing para a Pastoral da Criança, da Diocese de Santos – desenvolvido por Gustavo Aloise Afonso, formando em administração e Marketing, pela Universidade Católica de Santos (UniSantos). A parte escrita foi entregue na semana passada. No mês de dezembro, Gustavo Aloise irá defender sua tese perante uma Banca Examinadora. Segundo o professor e orientador, Elias Haddad, que já fez a revisão, o conteúdo está excelente. “Após a apreciação da Banca, vou me empenhar pessoalmente na divulgação desse projeto”. Ele afirmou ainda que o estudo se torna pioneiro ao abordar a Pastoral da Criança. “Já vi trabalhos sobre o Terceiro Setor, mas especificamente sobre a Pastoral, nunca”, comentou. O universitário cita, no estudo, a ACMD como uma das organizações parceiras da Pastoral e faz um histórico do Marketing Social, desde seu surgimento no EUA. Além disso, foram feitas pesquisas de campo e entrevistas com as lideranças locais da entidade. A fim de preservar o ineditismo perante os avaliadores, o orientador, Elias Haddad, não pôde entrar em mais detalhes. Na Universidade Paulista (UNIP), de Santos, também estão sendo realizados vários trabalhos de marketing, cujo foco são as organizações do Terceiro Setor. Veja as ONGs que são objetos de pesquisa (e seus respectivos públicos): GAPC (pacientes com câncer) Ipupiara (portadores de HIV) Nobilis (idosos de São Vicente) Proeco (crianças e idosos da Zona Noroeste).