top of page

Santos cria Fundo Municipal da Pessoa com Deficiência



Na data em que se celebra o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência trazemos notícias do avanço positivo que Santos faz nessa área. No início de setembro (dia 5) a prefeitura instituiu o Fundo Municipal da Pessoa com Deficiência, (FMPD/Santos), que tem como finalidade concentrar recursos direcionados para financiar planos, programas ou projetos que promovam a informação, orientação, proteção e defesa de direitos desta parcela da população santista.


Para a ACMD, a notícia tem um significado muito importante por sempre apoiar e incentivar boas práticas e políticas públicas em defesa das pessoas com deficiência. Durante muitos anos a ACMD contou com o jornalista Eduardo Ravasini em sua equipe. Ravasini envolveu-se diretamente na causa, tendo concorrido pela ACMD ao Condefi (Conselho dos Direitos das Pessoas com Deficiência) e construiu sua carreira nesta área. Foi coordenador de Políticas para a Pessoa com Deficiência da Prefeitura de Santos e hoje é segundo secretário da mesa diretora do Condefi, no segmento sociedade civil - deficiência visual.


O FMDP será vinculado diretamente ao Condefi, sendo ainda administrado e gerenciado pela Secretaria Municipal da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos (Semulher).

Com a criação do Fundo, garantem-se recursos para desenvolver atividades tanto do poder público quanto das entidades que atuam no setor. Poderão ser propostas ações em áreas como cidadania, participação social e política; educação; profissionalismo, capacitação, encaminhamento ao mercado de trabalho e à renda; diversidade e a igualdade; saúde; cultura; comunicação e liberdade de expressão; desporto e lazer; sustentabilidade e ambiente; território e mobilidade; segurança pública e acesso à justiça; inclusão social.


A assinatura da lei que estabelece o fundo ocorreu em cerimônia realizada no Salão Nobre, no Paço Municipal. A ação marcou o início da programação do Setembro Verde, mês de luta pela inclusão da pessoa com deficiência.







Comments


bottom of page