Mãos na consciência

Quem de nós, ao ver o noticiário, nunca se sentiu um pouco desanimado, em meio a tantos acontecimentos negativos? Há quem diga que essa é somente uma tendência da mídia. Outros afirmam que esse cenário trata-se de um retrato fiel da realidade em que vivemos atualmente. Discussões à parte, o fato é que o mundo mudou muito nos últimos anos. É notório que as pessoas de modo geral estão passando por uma profunda crise de consciência.


E o que é a sociedade senão um imenso grupo organizado de pessoas? Ou pelo menos, deveria ser. Porém, o que importa, na verdade, é que a sociedade não é um ente à parte, como julgam alguns. Essa é uma visão equivocada e cômoda.


Todos nós somos a sociedade. Todos nós estamos interligados. Ter isso em mente é fundamental. A Associação Comunidade de Mãos Dadas (ACMD) sempre considerou que para que haja uma transformação efetiva no mundo, primeiro é preciso acontecer uma modificação interna em cada indivíduo. Pois, a transformação só vai realmente ocorrer quando uma massa crítica e significativa de pessoas permanecer engajada na mesma sinergia.


Por isso, a ACMD sempre investiu no ser humano, porque é nele que deve residir a esperança. Essa mentalidade vem se consolidando nos últimos três anos, quando a Associação alterou a sua forma de atuação, dividindo-a por programas. Então, surgiu o Programa “Mãos na Consciência”. Seu principal objetivo é oferecer às pessoas ferramentas que possibilitem essa transformação interna. Dentre elas, são realizadas as chamadas “Vivências” de imersão.


Através de palestras, dinâmicas e jogos cooperativos, o participante desenvolve competências, aprimora o olhar sobre si mesmo, sobre os outros e sobre o planeta. Amplia a função no contexto social e também explora e aprimora suas relações familiares, profissionais, de amizade etc. Dessa forma, resgatam-se valores universais que, muitas vezes, acabam ficando de lado por causa da correria do dia-a-dia. É uma proposta que contribui para uma conduta cada vez mais ética, solidária e responsável.


A próxima “Vivência”, intitulada: “O Líder do Século XXI ­ Transformações e Sustentabilidade” está com inscrições abertas e acontecerá entre os dias 23 e 25, em São Paulo, no Centro Paulus. Quem já participou sabe que se trata de uma experiência bastante gratificante e que já alcançou positivamente a participação de cerca de 150 pessoas, nas suas sete edições anteriores. O ambiente acolhedor, em meio à natureza, aliado ao trabalho de profissionais renomados proporcionam uma experiência inovadora e marcante.


A ACMD desenvolve ainda mais duas atividades, vinculadas às “Vivências”. São os Módulos Preparatórios, que como o nome já diz são momentos que funcionam como uma preparação ou uma amostra do que os participantes irão encontrar nas “Vivências”. A outra iniciativa trata-se dos Grupos de Estudos que são oportunidades de aprofundamento de temas abordados nas imersões.


É com muita satisfação que a ACMD convida você a participar da nossa próxima “Vivência”. Venha conosco em busca das transformações que tanto desejamos!


* Artigo publicado no jornal A Tribuna, página A-2 de 19 de outubro de 2009.