top of page

ACMD mobiliza sociedade para a defesa dos direitos da criança e do adolescente




Projeto terá vídeos e encontros que apoiem o Conselheiro Tutelar em sua missão


No ano em que vão se eleger novos conselheiros tutelares em todo o País, a Associação Comunidade de Mãos Dadas (ACMD) convida a sociedade para contribuir com um projeto que tem por missão multiplicar conhecimento e boas práticas na defesa de crianças e adolescentes. O foco será a atuação dos Conselhos Tutelares, por meio de produção de vídeos e encontros presenciais. Intitulado “Aceleradora #TamoJunto”, o projeto foi aprovado pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de SP (CONDECA).


Um dos diferenciais é uma escuta ativa de toda a sociedade para a definição dos temas e conteúdo dos vídeos e encontros. A ideia é ouvir desde conselheiros de direitos e tutelares, profissionais que atuam na área da infância e juventude, tanto terceiro setor como administração pública e sociedade civil em geral. Dessa forma, a construção será coletiva e permitirá reunir o que há de mais relevante e urgente para ser discutido e multiplicado, influenciando beneficamente futuros e atuais Conselheiros Tutelares com o propósito de melhorar o atendimento e a qualidade de vida de crianças e adolescentes.


“Criamos um formulário com duas partes. Uma com escolha por grau de importância e outra dissertativa. Não é preciso ser da área da assistência social para responder. Queremos também o olhar da sociedade civil que é, inclusive, responsável por eleger os conselheiros que atuarão na defesa de nossas crianças e adolescentes”, explica Eduardo Vianna Junior, diretor executivo da ACMD.


Eduardo acrescenta que diversos contatos já foram iniciados com parceiros da ACMD como juízes, promotores, conselheiros tutelares e o Instituto Brasileiro de Direito da Criança e do Adolescente (IBDCRIA). “Acionamos lideranças e formadores de opinião que estão conosco há muitos anos e sabem da relevância dos projetos que a ACMD se dispõe a implantar. Estamos retomando com força os projetos que, por conta da pandemia, ficaram no aguardo de recursos ou oportunidades”, complementa Vianna Jr.


A fase inicial de consulta irá até o dia 31 de maio, data em que um encontro online será realizado para troca de ideias, sugestões e compilado do que foi recebido virtualmente. Para participar é preciso responder o formulário que pode ser acessado pelo link: http://gg.gg/aceleradora-tamojunto .


Os vídeos produzidos ficarão disponíveis na "nuvem" e seu acesso será contínuo e gratuito através das diferentes ferramentas da internet (Youtube, Instagram, Facebook etc). Mas também haverá a fase dos encontros presenciais pelo Estado de SP, em cidades selecionadas estrategicamente.


Em tempo: Este projeto contempla o item 16 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU: Paz, Justiça e Instituições Eficazes.

Comments


bottom of page