top of page
  • Deborah Okida

Conselho Tutelar

Atuação integrada é a receita para um bom mandato


Posse dos eleitos ocorre dia 10 de janeiro em todo o País




 

 

No próximo dia 10 de janeiro tomam posse os Conselheiros tutelares eleitos em todo o País. Para marcar essa importante data, a Associação Comunidade de Mãos Dadas (ACMD) fará um encontro online (Live) especial da Aceleradora #TamoJunto no próximo dia 08 de janeiro, às 19 horas com a participação de Marcelo Nascimento, especialista, professor e consultor em políticas públicas e direitos humanos e Eduardo Vianna Junior, diretor executivo da ACMD. O objetivo é a troca de ideias, reflexões e mais uma oportunidade do conselheiro eleito se preparar para o novo mandato.

 

Segundo a Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, o Brasil conta atualmente com 6.100 conselhos tutelares espalhados por 5.570 municípios e entidades administrativas. Cada conselho possui 5 membros titulares. Cerca de 30.500 Conselheiros iniciarão seus mandatos. A lista dos Conselheiros começou a ser divulgada nos diários oficiais de cada município a partir do dia 03 de janeiro.

 

A Aceleradora #TamoJunto é um projeto da ACMD que tem por missão multiplicar conhecimento e boas práticas na defesa de crianças e adolescentes por meio de produção de vídeos e encontros presenciais com o foco nos Conselhos Tutelares. O projeto foi aprovado pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de SP (CONDECA).

 

Ao todo foram produzidos oito vídeos até o momento e três encontros presenciais. O conteúdo dos vídeos está disponível nas redes sociais e site da ACMD e pode ser consultado por Conselheiros tutelares, demais atores da rede de atendimento à criança e ao adolescente e interessados em geral. Os temas vão desde a função do Conselheiro, a importância da atuação em rede e boas práticas.

 

O Conselho Tutelar é o órgão colegiado encarregado pela sociedade de zelar pelos direitos das crianças e adolescentes e por isso seu papel é fundamental. Por isso investir em capacitação e constante aprimoramento é essencial para que estejam cada vez mais amparados e preparados para exercer essa função.

 

Os materiais da Aceleradora #TamoJunto, somados aos encontros com o professor Marcelo Nascimento, uma das pessoas com maior propriedade quando se trata do assunto, contribuem para que possam exercer essa representatividade com excelência.

 

Agenda:

Data: 08/01/2024

Horário: das 19h às 21h

Online – link e plataforma serão divulgados na inscrição

Inscrição: (13) 99756-2045 ou acmd@acmd.org.br

 

Saiba Mais:

 

📍 Currículo Marcelo Nascimento: https://linktr.ee/acmdsantos 

 

🎬 Vídeos Aceleradora: http://gg.gg/PlaylistAceleradoraTamoJunto / Inscreva-se em nosso canal!

 

✅ Siga-nos no Instagram: https://www.instagram.com/acmdsantos/

 

 

Em tempo: Este projeto contempla os seguintes Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU: 03 (saúde e bem estar), 04 (educação de qualidade), 10 (redução de desigualdades), 16 (paz, justiça e instituições eficazes) e 17 (parcerias e meios de implementação)




Comments


bottom of page