top of page
  • Deborah Okida

Conselho Tutelar é tema de Encontro Regional em Praia Grande

Órgão é de extrema importância na garantia de direitos de crianças e adolescentes



No próximo dia 27 de novembro, a Associação Comunidade de Mãos Dadas (ACMD) em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Praia Grande (CMDCA), traz à Praia Grande Marcelo Nascimento, especialista, professor e consultor em políticas públicas e direitos humanos que fará palestra sobre Conselhos Tutelares como parte do Projeto Aceleradora #TamoJunto, que tem a missão de multiplicar conhecimento e boas práticas na defesa de crianças e adolescentes por meio de ferramentas de audiovisual e encontros temáticos presenciais. Na ocasião, a ACMD irá apresentar os vídeos produzidos sobre Conselhos Tutelares, frutos da Aceleradora que conta com o apoio do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de São Paulo (CONDECA).


Este é o segundo Encontro Regional de uma série que será realizada até março de 2024 em cidades polo do Estado de São Paulo. O objetivo é alcançar os 722 Conselhos Tutelares espalhados pelos 645 municípios de São Paulo.


O projeto acontece em um ano importante, uma vez que foram eleitos no começo de outubro os novos conselheiros para o mandato 2024/2028, em todo o país. Ao todo, a ACMD produziu seis vídeos iniciais que irão apoiar os eleitos em seus mandatos com conteúdo que vai desde o que é ser um conselheiro tutelar, desafios do seu dia a dia e apresentação de boas práticas que podem apoiar beneficamente o seu trabalho.


O conteúdo dos vídeos foi escolhido a partir de uma escuta ativa com diversos setores ligados aos direitos da criança e do adolescente. “Criamos um formulário com duas partes. Uma com escolha por grau de importância e outra dissertativa. Acionamos lideranças e formadores de opinião que estão conosco há muitos anos e sabem da relevância dos projetos que a ACMD se dispõe a implantar. Juízes, promotores, conselheiros tutelares e o Instituto Brasileiro de Direito da Criança e do Adolescente (IBDCRIA), contribuíram nesse processo”, explica Eduardo Vianna Junior, diretor executivo da ACMD.


Os vídeos produzidos estão disponíveis na "nuvem" e seu acesso será contínuo e gratuito através dos diversos canais da ACMD na internet: AcmdSantos (youtube) ,@acmdsantos (instagram), /curtiracmd (facebook).



Agenda:

Data: 27/11/2023

Horário: das 13h45 às 17h30

Local: Rua Arnaldo Vitulli – Vila Mirim – Praia Grande/SP – Sala de capacitação Nº1 – Secretaria de Educação.

Confirmação de presença: https://forms.gle/MKdB4inu4EVuh2sGA


Saiba Mais:


📍 Currículo Marcelo Nascimento: https://linktr.ee/acmdsantos


🎬 Vídeos Aceleradora: http://gg.gg/PlaylistAceleradoraTamoJunto / Inscreva-se em nosso canal!


✅ Siga-nos no Instagram: https://www.instagram.com/acmdsantos/



Em tempo: Este projeto contempla os seguintes Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU: 03 (saúde e bem estar), 04 (educação de qualidade), 10 (redução de desigualdades), 16 (paz, justiça e instituições eficazes) e 17 (parcerias e meios de implementação)




bottom of page